vi uma reportagem essa semana de uma mulher que teve o bebe aos 61 anos. Como?
FIV e ovulo doado.
Segue a reportagem para quem quiser ler:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/08/1494782-mae-aos-62-anos-educadora-ainda-amamenta-filha.shtml
A questão da idade me chamou a atenção, mas é de outro assunto que quero falar: o tempo de amamentação. A mulher da reportagem ainda amamenta a filha que tem 2 anos de idade.
Coincidencia ou nao, andei pensando nas ultimas semanas ate quando vou amamentar a Elisa.
O que ouvi da pediatra dela é que o ideal é amamentar ate 4 ou 5 meses e ir diminuindo gradativamente as mamadas e introduzindo ja a papinha. Ou seja, parar de vez por volta dos 6 ou 7 meses.
Perguntei para a doula sobre o fato de algumas maes amamentarem por muito mais tempo que isso. Ha algum beneficio para a criança? O que ela me disse, é que é uma questão de escolha e o que os medicos recomendam é cerca de 6 meses mesmo.
Andei lendo sobre isso e me parece que os nutrientes do leite são importantes mesmo nessa fase, mas não necessariamente apos.
Entendo que é uma delicia amamentar e prover o alimento ao filho. Eu estou amando amamentar, mas não quero privar a Elisa de se desenvolver, dar um "passo" a frente e provar outras coisas. No tempo dela, é claro. Tenho a impressão que a necessidade de continuar amamentando por longo tempo é muitas vezes a dificuldade da mae cortar o "cordão" mae-filho ou de perder o titulo de "super mae" e acabo achando bem egoísta. Amamentacao é super importante, mas deve ser primeiramente pensada para o bem da criança. Claro, a criança vai reclamar de não ficar tao frequentemente no seio?! Vai, obviamente, mas vai por outro lado experimentar um mundo de sabores, nutrientes, vitaminas contidos nos outros alimentos e isso faz parte de seu crescimento também.
Pode ser que ela ja coma papinha e mesmo assim queira a "mamadinha" clássica só para dormir. Tudo bem! Devagar acho que da para ir mudando isso, sem trauma e nem pressão, mas manter isso a longo termo só para não perder o vinculo, é ao meu ver sem sentido, ainda mais quando a mae atribui a "culpa" a criança, sem nem ao menos ter tentado acostumar de outra forma.
Eu acredito que tudo tem seu tempo: de amamentar, ninar, dormir longe dos pais, tirar as fraldas. Tem que ser devagar, mas tem sim que acontecer. Faz parte do aprendizado e contribui para o desenvolvimento de uma criança segura, auto-confiante.
Vi muitos alunos meus de 3, 4 anos ainda usando fraldas. Não sabiam as vezes nem como sentar no vaso sanitário e sempre achei mais traumático aprender na escola do que com calma, em casa, com toda a atenção dos pais.
Pode ser que nao seja tao simples, mas quero sim seguir a sugestão da pediatra e aos 5 meses começar a diminuir as mamadas da Elisa. Vou morrer de saudade dessa fase, mas ficarei imensamente feliz de vê-la indo alem, crescendo diante dos meus olhos.
beijos e boa semana!
Vi essa reportagem sim, mas o que mais me deixou encabulada, foi o tamanho da criança no colo mamando..rs
ResponderExcluirEu parei c o peito, quando a Carol tinha dez meses e foi ela quem o quis. Já tinha diminuído as mamadas e fui coloca-la p amamentar e ela se recusou. Quase morri de paixão! Na verdade, a dor é mais nossa.
Acho que quanto mais cedo,a criança habituar a dormir em seu próprio quarto, melhor.
Bjo amiga!
Rose e bebê(s)