quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Translucencia Nucal

ola pra quem visita o blog,


como prometi, vou comentar do exame de translucencia nucal.
Eu aprendi sobre esse US através dos comentários das futuras mamães, mas pra resumir...

"A translucência nucal (ou TN) é uma medida realizada na região da nuca do feto. Esta medida ajuda a estimar o risco do feto ter algumas doenças, entre elas a Síndrome de Down e as cardiopatias congênitas. Fetos com malformações ou doenças genéticas possuem uma tendência a acumular liquido na região da nuca. Portanto uma medida aumentada significa um aumento de risco." (fonte: Fetalmed.net)


Na terca tinha marcada uma consulta para esse US mais detalhado. Confesso que fui bem apreensiva. Da sim um medo de ouvir que o bebe tem algum problema, mas eu tinha que encarar qualquer que fosse o resultado.

Uma amiga, por exemplo, decidiu não fazer. Estranhei no inicio a decisão, mas faz sentido ja que a verdade não faria diferença. Se o bebe tiver Sindrome de Down, o diagnostico não mudara essa condição. 

Porem, eu sou do tipo de encarar os problemas de frente. Não gostaria de ser surpreendida no dia do parto e não ter tempo de trabalhar isso na minha cabeça.

Gracas a Deus, posso dizer que o exame acusou baixa chances de anomalias. Tudo perfeito!

Claro, que esse não é um diagnostico, ja que o exame aponta se ha alto risco ou não de anomalias de acordo com o liquido na nuca, mas ja da pra dar uma respirada saber que as chances são bem pequenas...

A aparelhagem para o exame eh bem melhor. Tudo bem detalhado, considerando que são so 11 semanas de gestação. O medico, por exemplo tinha uma tv grande de LCD para os pais acompanharem melhor o exame. Vimos o bebe bemmmmm grandao....rsrsrs.

Eu curti, mas passei o exame todo pensando : " fala logo que esta tudo bem, pleaseeee". 

O bebe nao parava de se mexer e o medico custou a tirar as medidas. Tao fofinho ver as maozinhas mexendo. Imagine quando passar do sexto mes...sera mais detalhado ainda.

Pela primeira vez ouvimos o coracao. Não o fizemos antes porque o medico disse que as ondas produzidas para ouvir, forcam demais o embrião e no inicio não ja necessidade de interferir no estado natural dele. Desde entao, nunca nem pedi para ouvir; ver pulsando ja era suficiente.
Dessa vez o proprio medico ligou o aparelho e ouvimos o tum-tum-tum. Acho que o marido nem viu, mas ate lacrimejei de emocao. Valeu cada enjoo!
Saimos de la felizes da vida e eu nao me canso de olhar as fotos...
Beijao e ate a proxima!


3 comentários:

  1. Mas amiga, o bebê já esta com formato de bebê..rs Anem, que gracinha genteee! Morri agora..rs Que bom que esta tudo bem com o ele, graças a Deus!!!
    Tenho certeza que tudo vai valer a pena por um sorriso do seu filhote!
    Beijocas!!
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Que bom que seus medos não foram confirmados e que seu bebê é todo perfeitinho!!!! Feliz que ele esteja se desenvolvendo bem!!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde, amiga querida ele vem
    com saúde e que DEUS abençoe essa família a cada segunda
    de vossas vidas sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir