segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O retorno da choradeira

Ja fiz post comentando do periodo em que a Elisa chorava de madrugada. Acontecia esporadicamente e normalmente ligado ao nascimento dos dentes. 
Tinha que passar uma noite ou outra no quarto dela, porque se saísse, ela abria o berreiro.
Foi dificil, mas durou bem pouco. 

A Elisa era um exemplo de candura ao ir para cama. As vezes estava brincando e eu anunciava que iríamos pegar o coelhinho e chupeta para dormir. Ela largava tudo, me dava a mao e ia literalmente sorridente para o quarto. Liamos alguns livros e dava um beijo e a colocava na cama. Ela reclamava um segundo assim que eu saia do quarto, mas abraçava o coelho e dormia apos alguns minutos. Quando não estava tao cansada, ficava ate por uns 20 min brincando ate adormecer, sem chorar.

Esse post agora me parece ate um plagio do outro, mas vamos la....

Acontece que passamos 3 dias na casa da minha sogra no fim do ano. La ela não queria dormir sozinha. Estranhou o quarto, compreensível. Alguem ( marido, sogra ou eu ) ficava com ela ate adormecer. Se saiamos, começava o berreiro. Foram so 3 dias, mas depois disso......ai, ai, ai....

Ao voltarmos pra casa, trouxemos minha sogra e marido ficou 2 semanas em casa. A Elisa passou a chorar muuuuuito nas sonecas da tarde, a noite e também de madrugada. Não podíamos sair do quarto.
No comeco deixava chorar e ia no quarto de tempo em tempo para acalma-la, tipo técnica da "super Nanny". Elisa, mesmo exausta, chorava por mais de 1h e so adormecia quando eu ficava por la.
De madrugada, levava 2h ate adormecer. Porque marido, sogra e vizinhos tinham que dormir, acabei abrindo mao e ficando la sentada durante a madrugada.

Isso ja durou/ dura (?) 3 semanas. Por sorte meu curso de alemão acabou e tenho as manhas livres. A Elisa voltou para a escolinha pela manha e consigo dormir depois de leva-la. Por la, tudo normal.

Confesso que nao quero me dar por vencida e fazer o que a Elisa quer: que eu fique no quarto sempre. Primeiro porque com o bebe isso sera mais dificil, segundo porque tenho medo que vire uma bola de neve. Que ela passe a dominar todas minhas noites. Ao mesmo tempo fico com dó de ve-la chorando. Fico pensando que a infância passa rápido e se ela se sente segura comigo la....por que não?

O que decidi nos ultimos dias foi manter a rotina, mas ao invés de coloca-la no berco, ficar com ela no colo, sentada mesmo, enquanto ela cai no sono. Poderia ate po-la no berco, mas achei que seria bom desassociar essa ideia de que ao ir para o berco eu irei embora, ou ficarei sentada ali. 
Alem disso, no colo ela adormece bem rápido, se sente protegida e no futuro eu posso faze-la dormir qdo estivermos em restaurantes e tal....( espero!)

Sim, criei um outro habito não tao eficiente, mas parece ter ajudado.

Nas ultimas noites ela acordou de madrugada por causa da tosse. Resmungou um pouco, mas não chorou. Uma noite ate chorou um pouco e quando eu estava a caminho do quarto, parou. Voltei com pés de fada para meu quarto. Oh delicia!

Pela manha também resmunga, mas deixo ela la por uns minutos antes de pega-la. Não houve choradeira.Ainda vou pra cama toda noite apreensiva .Nao sei se ela vai um dia voltar a adormecer no quarto sozinha, mas do modo que esta, esta funcionando. 
Se ela nao acordar berrando de madrugada, não me importo em manter o colinho para que ela adormeca. Eh gostoso para as duas....hehe.

E vai-se mais uma fase.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário