quarta-feira, 16 de abril de 2014

Classificacao de embrioes

Depois do meu problema com os coelhos ( vide o post anterior...rs), vamos falar de coisa seria.

Nunca foquei em posts com informações sobre FIV porque o que aprendi, li em outros blogs e acho que as blogueiras mais experientes podem ajudar muito mais do que eu ajudaria contando o pouco que sei sobre meu tratamento. 
Como ja contei, por aqui ( Alemanha) os médicos não dao nenhuma informação técnica e não temos contato com a papelada.
Nunca soube, por exemplo, a " graduação" dos meus embriões. So o que ouvi foi " são de ótima qualidade". Para descobrir a espessura do endometrio, tive que perguntar mais de uma vez.

Acontece que nossa amiga blogueira Rose, estava curiosa para saber sobre os embriões dela e resolvi pesquisar, ja que as meninas no e-family, comentam pouco sobre isso.
Estou me referindo aquela classificação com números e letras...tipo 4bb  4ab  3 bc

O que eu achei de util esta em ingles, entao vou contando aqui o que eu traduzi.
Lembrando que estamos falando de termos tecnicos e por mais que meu inglês seja suficiente para traduzir tudo, não significa que entendi minuciosamente tudo. A linguagem é bem laboratorial.
Mesmo assim, o que descobri pode ajudar minhas amigas fivetes, entao vamos la...

FRAGMENTACAO

Fala-se muito no processo de FIV/ICSI sobre fragmentação.

"Esse é o processo em que as porções das células do embrião se "quebram" e se separam do núcleo da célula do mesmo. É preferível ter pouca ou nenhuma fragmentação.
Porem, fragmentação em embriões humanos e bem comum e muitos lindos bebes resultam de embrioes com fragmentação. Essas fragmentacaoes são medidas diariamente pelo laboratório e EMBRIOES COM MAIS DE 25% fragmentação tem menos chances de implantação.

Ate 10% de fragmentacao é considerado de boa qualidade, de 10 a 20% é aceitável e embriões com mais de 20% são considerados de baixa qualidade. Sendo assim, as chances de implantação diminuem ( não se excluem) conforme a porcentagem de fragmentação aumenta."

Meninas, acho valido perguntar para o medico sobre a fragmentação, porem lembrem-se que a ignorância também pode ser um bem. Saber detalhes demais pode levar à uma preocupação desnecessária. Se o embrião esta com a "graduação/nota" boa por exemplo, significa obviamente que não teve muita fragmentação.

BLASTOCISTOS

O blastocisto é um embriao em estagio avancado de desenvolvimento. É a fase em que o embrião se implanta na parede do útero.
Normalmente, os laboratorios esperam os embrioes se desenvolverem por 3 ( morulas) ou 5 dias ( blastocistos). Alguns ja transferem para o útero da mulher no terceiro dia, outros esperam ate o quinto dia para verificar se são mesmo de boa qualidade. 
Isso provavelmente voce como fivete ja sabe. Acontece que as chances de sucesso na FIV/ICSI aumentam muito com embriões de 5 dias,chamados blastocistos, uma vez que eles estão desenvolvidos ao máximo e prontos para "grudar" isto é, se implantar na parede uterina.

Na minha opinião, se voce vai fazer FIV e gastar uma fortuna no tratamento, parta logo para uma transferencia de blastocisto. 
Se o laboratorio logo de inicio ja diz que não transfere embriões em estagio de 5 dias, corra para outro. Afinal, o que voce quer é aumentar suas chances, certo? Blastocistos te dao um empurrao a mais ( porem não 100% garantia, ok?!). FIV é ainda uma caixa de surpresas!
Eu penso, que se o lab nao manipula embriões com mais de 3 dias, é porque não possue tecnologia adequada. Alias, li algo exatamente sobre isso " Alguns programas ( laboratórios) se dao melhor com transferencias de 3 dias, transferindo os embriões antes que esses se "estressem" com um ambiente de baixa cultura".

Lembrando que muitas meninas engravidam com embrioes de 3 dias. NAO ESTOU DIZENDO QUE É IMPOSSIVEL!  Quando se tem poucos embriões para serem usados, não vale arriscar e esperar ate o quinto dia. Nesse meio tempo eles podem parar de se desenvolver e voce ficar sem nenhum, quando transferindo para o útero, eles poderiam estar bem acomodados para culminar numa gestação.
Como voces podem perceber, tem sempre um "porem"....

1)GRADUACAO/CLASSIFICACAO DOS EMBRIOES

Essa é a parte que eu acho interessante e queria chegar:
O boletim do embriao.
Ele é dividido em 3 partes, por isso numero, letra, letra. ( 3BB  4AB  4BB...)

DESENVOLVIMENTO/ ESTAGIO DO BLASTOCISTO 

Parece confuso, mas estamos falando em estágios e não dias. O blastocisto ja chegou ao quinto dia e recebe nota pelo seu desempenho nesse momento. Assim eu entendi, ja que desde o estagio1, o embrião eh chamado de  blastocistos.

Estagio 1:  cavidade menor que metade do volume do embrião
Estagio 2:  cavidade maior que a metade do volume do embrião.
Estagio 3: Blastocisto completo, cavidade preenche completamente o embriao.
Estagio 4: blastocisto expandido, cavidade maior que o embrião, ja quase saindo da " casca".
Estagio 5:  saindo da "casca" ( rompendo a membrana para se implantar no utero)
Estagio 6: saiu completamente da "casca"

Entao tomemos como exemplo um embrião com nota 4bc
Ja sabemos que ele esta prontinho para romper-se e se implantar no utero.

2) ICM ( QUALIDADE DA MASSA CELULAR INTERNA)

NOTA A: muitas células, agrupadas de maneira compacta (" apertadinhas")
NOTA B: diversas celulas, agrupadas espacadamente ( ha espacos entre elas)
NOTA C: poucas células 

Nosso embrião entao de nota 4bc, esta quase se rompendo da membrana e possuem varias células mais soltinhas. Nada mal, não é? Quem nunca ficou feliz com nota B na escola. Da para passar de ano tranquilamente....rsrs

3) QUALIDADE TROFECTODERME
Essa é a parte mais complicada. Basicamente, eh uma camada de celulas logo abaixo da casca que dara origem a placenta.
Sabem aquela pele branquinha que vemos quando descascamos um ovo cozido? Aquela entre o ovo pronto e a casca. Deve ser igual...rs

A Trofectoderme ( ou trofoblasto)  abre caminho por entre as células epiteliais do endométrio, levando o embrião a invadir o tecido conjuntivo do endométrio (fase da implantação). Após a implantação, a trofectoderme origina a placenta, a cavidade blastocélica transforma-se na cavidade amniótica e a massa celular interna dá origem ao feto.
NOTA A: muitas células, formando uma camada uniforme
NOTA B: poucas células, formando uma camada espacada
NOTA C: "muito poucas" células. ( traduzi literalmente..rs)
Nosso embrião exemplo 4bc, esta bem desenvolvido (4), com massa interna boa (b) e com sua membrana com poucas células ( c). Da para passar de ano? LOGICO!
SO PARA LEMBRAR, essa tabela de notas é a mais comum, mas ha laboratorios que usam um sistema diferente.
Independente da nota, a ciência ainda não sabe pq alguns top embriões não se implantam e as vezes os mais fradinhos sim. Sendo assim, fiquem tranquilas e tenham fé ( seja qual for). 
Espero que nao tenha ficado muito confuso e tenha ajudado.
Desejo a todas, embriões cheios de notas B e A. Beijao!  Ps. se vc leu esse post e gostou, deixe um comentario e passe sempre para dar um oi. Se falei bobagem, por favor, me corrija!






36 comentários:

  1. Li e gostei. Gostei muito. Pois estou exatamente na fase de espera pra saber a qualidade dos meus. E saber que nem só e top se faz um bebê me tranquilizou bastante.
    Obrigada!! Vou divulgar esse post nos tópicos que frequento.
    Bjo
    Déa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déa, obrigada por deixar um recaindo. Que bom que o post te ajudou. Ja tive muita ajuda tb das meninas do fórum e de blogs. Ja estou torcendo pelos seus embriões, viu? Volte para contar...abraco!

      Excluir
  2. Simplesmente amei esse post. Fico na dúvida em relação aos meus blastocistos, já que não vi nenhuma letrinha A, mas esta cheio de B...rs
    Obrigada amiga, essa explicação foi muito boa e eu que não sabia de nada, agora me clareou bastante.
    Bjossss
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus embriões estao muito bons amiga! Confie! O positivo esta mais perto que nunca! Bjo

      Excluir
  3. Amei a publicação!!!! Na clínica em que fiz as minhas FIVs eles só transferem blastocistos e a classificação utilizada é blastocisto jovem, blastocisto e blastocisto expandido. Na minha primeira FIV foram congelados 4 blastocistos ( 3 blastocistos jovens e um blastocisto). Depois de descongelados eles foram transferidos nos estágios de blastocisto expandido (1) e blastocisto (3). Nessa minha 2ª FIV foram congelados 9 blastocistos ( 8 blastocistos e 1 blastocisto jovem). Saberei em que estágios eles serão transferidos a medidas que eles forem sendo descongelados e transferidos para o meu útero. Bjos!!!!!
    http://projetadaparagerar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyanna, acho que essa classificação da sua clinica é bem parecida mesmo. Ao invés de letras, eles usam os termos jovem e expandidos. Que ótimo que voce tem bastante blastocistos expandidos. Grande chances! Estou esperando ansiosamente seu post sobre a TEC. Beijao!

      Excluir
  4. Na minha primeira FIV transferiram no D3 e se eu soubesse tudo que sei hoje não teria aceitado. As vezes a ignorância é uma benção mesmo.... Risos. Parabéns pelo texto e obrigada por traduzir pra nós. Fico imaginando vc perguntando em alemão sobre a espessura do endometrio... Deve ter sido engraçado. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pois é! Nao basta ter que aprender tudo sobre a FIv. Tive que aprender os termos para tirar as duvidas e agora, o vocabulário para o parto....rsrs.
    Que bom que para sua próxima tentativa vc tem mais informações. Os médicos podem ate nos considerar chatas de galochas, mas pelo valor que pagamos, temos o direito de "marcar em cima" mesmo...rs. Eh um sonho que esta em jogo...
    Boa sorte desde ja! Continuo acompanhando seu blog! Fofooooo!

    ResponderExcluir
  6. OI, adorei a explicação. To no D4 após a transferência de dois blastos lindos 5AA. Estou muito confiante mesmo tendo um resultado negativo da transferência de 3 mórulas (3dias) que fiz a 3 meses atras !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, que pena vc não ter voltado para contar se esta com um positivo em maos. Espero que sim! Mande noticias!

      Excluir
  7. Muito esclarecedor seu post, ano passado fiz uma FIV com 2 blastocistos 3 AA deu muito certo engravidei de gêmeos mas infelizmente perdi meus meninos com 23 semanas, mês que vem estou me preparando para uma nova transferência e gostei muito da sua expliciação. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Anonimo, sinto muito mesmo pelos gemeos! Que vc tenha um lindo positivo da próxima vez e uma gestação tranquila e saudável. Estarei torcendo. Mande noticias! bjo

    ResponderExcluir
  9. ola! meu nome eh Luciana, moro no Japão, e só tive um ovulo bom, consequentemente 1 embrião , como meu endometrio nw esta bem, o embriao chegou ao estagio de blastocisto 6 dias, e foi classificado 4C ...nw entendo muito oq quer dizer, ainda mais em japonês.... rs mais pelo que o embriologista me disse, nao ehconsiderado otimo mais eh bom.... se puder me ajudar a entender.... obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, nao Sei muito sobre a qualidade do embrião. Apenas o que pesquisei e traduzi, mas o que posso te dizer é que pelo menos seu embrião estava num estágio bem avançado no desenvolvimento ( nota 4). Isso aumenta suas chances. Porém se tem nota C, as células internas talvez não estejam agrupadas da melhor maneira. Isso não significa que não dará certo. Como falei no post. Tudo é um mistério e embriões de baixa qualidade ja renderam lindos barrigoes por aí. O que está faltando é saber a terceira nota ( letra) do embrião. São normalmente 2 letras. De qualquer forma, seu guerreirinho será campeão! Estou torcendo por vc, viu! Volte pra me contar :-) beijos para vc aí em terras asiáticas.

      Excluir
  10. Oi Luciana,tenho 29 anos fiz a estimulação que me gerou somente um embrião os outros não se desenvolveram o que não é muito comum pela minha idade deveriam ter sobrado uns 3 ou 4. Esse embriao está na fase de blastosisto 2bb. Não estendo muito sobre classificação. Poderia me dar uma ajuda? Desde já agradeço. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Amei o post, muito explicativo, não fiquei com dúvida nenhuma. Estou justamente nessa fase, meus blastos foram congelados e agora sei exatamente quais as notas deles e feliz.

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da explicação , transferi 2 embriões de 4AA e 3AA! Espero pegar meu positivo sexta w vem

    ResponderExcluir
  13. Alguém conhece uma caso de sucesso com um 3CC :(???

    ResponderExcluir
  14. Meninas, demorei décadas para vir aqui responder os comentários. Tentantes, muita sorte nas FIVs de vocês. Que seus embriões , seja qual for a nota, resultem em bebes lindos e fofuxos. Se não aconteceu agora, calma! Vai acontecer....o positivo chegara ! Krishna, qual foi seu resultado? As demais meninas que postaram como " anônimo". Voltem para contar, pois apesar de não ter conseguido responder, torci por vocês.Abracos! Fico feliz do meu post ter ajudado!

    ResponderExcluir
  15. Meninas, demorei décadas para vir aqui responder os comentários. Tentantes, muita sorte nas FIVs de vocês. Que seus embriões , seja qual for a nota, resultem em bebes lindos e fofuxos. Se não aconteceu agora, calma! Vai acontecer....o positivo chegara ! Krishna, qual foi seu resultado? As demais meninas que postaram como " anônimo". Voltem para contar, pois apesar de não ter conseguido responder, torci por vocês.Abracos! Fico feliz do meu post ter ajudado!

    ResponderExcluir
  16. Me ajudou muito!!!!!! Muito obrigada por ter dividido estas informações! Muitos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter ajudado! Que você tenha um lindo positivo em maos em breve!

      Excluir
  17. Belo post Blume! Tenho exatamente um blasto 4bc e tambem um 5cc :(
    Me alegrei um pouco com o 4bc depois de ler seu post rs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, que bom que o post te ajudou. Estou torcendo para você voltar com ótimas noticias...Boa sorte!

      Excluir
    2. Ana Paula, tudo bem? Conseguiu?

      Excluir
    3. Oi Crisfs, fiz minha tec ha 3 dias, estou puta ansiedade rs, volto pra contar!

      Excluir
    4. Voltei só pra dizer que foi positivoooo :D

      Excluir
    5. Parabéns, Ana! Estou feliz por vc! Tão bom ver positivos....

      Excluir
    6. Aiii que bom ver notícias assim, venho de algumas FIVS sem sucesso, nunca soube dessa classificação dos embriões, dessa vez fiz em uma clinica que me deram todas as especificações do embrião, então descobri essa classificação, e o meu tbm é exatame te 4BC RS estou esperançosa, principalmente depois do seu resultado positivo. Meu beta ainda é dia 02...acho que vou fazer um de farmácia antes p aliviar a ansiedade. Rsrsrs volto p contar. Bjs e obrigada pelo post, super curti, bastante útil.

      Excluir
  18. Olá Ana Paula, parabéns pelo positivo, vc transferiu os 2?
    Tive apenas 1 óvulo que chegou a blastocisto 4CC, recebi a notícia hoje. A médica orientou estimular outro ciclo pra ter mais de um embrião. Agora me prepara pro próximo ciclo.

    ResponderExcluir
  19. Ola, fiz uma transferência ontem de dois embriões. Um com classificação 6 e outro 4BC. O que significa esse 6? Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Renata, como coloquei no post, não sou especialista, só traduzi um artigo com essa explicação. Não sei o que esse 6 solto significa mas acho que o outro embrião está com boa qualidade. Pense positivo e volte para contar!

    ResponderExcluir
  21. Olá, entendi que se tem a letra A é bom , e os numeros, qual seria o melhor:??? o maior ou menor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com esse artigo que traduzi o maior numero é o melhor, mas nada garante que sua clinica use essa forma de classificação. Espero que você tenha resultado positivo! Boa sorte! :-)

      Excluir
  22. Eu transferi dia 11/03 2 embriões de D3 8A apenas. Sexta será o exame. Não me sinto grávida. Acho que não rolou. E só sobrou 1 blastocisto 4AB de 4 embriões que tinha ficado no 3D. Estou ficando triste. Depois de saber dos 3 que foram descartados eu fiquei ainda mais preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, torço demais por quem faz fiv. Sei que o caminho não é fácil. Seja otimista! Não tem como se sentir grávida (pelo menos não fisiologicamente). O corpo não da nenhum sinal no início. Tudo pode acontecer! Aguarde! Imagine que deu certo. Pq agora ou mais tarde, dará! Volte pra me contar! Bjo

      Excluir