quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Me malhem, mas eu tenho dó sim!

Gente, já comentei aqui que não vejo sentido em amamentar a criança por anos e anos. Concordo porém que cada um faz como quer. Eu faço do meu modo, e os outros do dele. Meu limite seria 1 ano. Depois disso acho essencial a variedade de alimentos. 
Também já comentei que não gosto de amamentar em público. Não me incomodo em ninguém amamentando, MEU peito ainda é meu peito. Não gosto de ficar mostrando. Sempre fui tímida e reservada e não mudaria isso. Ninguém eh mais ou menos mãe pq amamenta em público ou não, pq da mamadeira, pq teve parto cesariana, etc. 
Tudo isso que estou falando pode causar polêmica, mas cada um tem sua opinião e eu tenho a minha. 
 O que eu sinceramente acho difícil engolir é a ideia de introduzir alimentos quando o bebê tem 4 meses. Lamento! Me condenem, mas não me desce! 
Gostaria de uma explicação que me convencesse dessa necessidade. 
As mães falam que vão começar a trabalhar e por isso iniciaram a IA. 
Genteeee! Por que não passar então a dar mamadeira? Por que? 
O bebê eh tão pequeno, precisa do leite ainda, dessa sensação de sugar. Para que chocar com alimentos nessa fase?
O corpo do bebê nem está preparado ainda. Imaginem como estômago, intestino, cérebro lida com isso tão cedo. Um choque! 

Fico morrendo de dó! 
Além disso, dá menos trabalho para outra pessoa preparar uma mamadeira, do que controlar o que o bebê vai comer. 

Assustador é que hoje tem mãe começando com 4 meses, daqui alguns anos será com 3 meses.... E dai já viu .... Em pouco tempo terá bebê saindo da maternidade com um pedaço de bife na mão.

Respeito a decisão de cada mãe em fazer do seu modo, mas esse tópico .... Ah, esse.... Vai além do meu entendimento. 

Eh isso! Desabafei! Kkkk



4 comentários:

  1. Aqui na Austrália o novo guideline fala em 4 meses, é o que as enfermeiras dos health centre recomendam e foi com essa idade que eu comecei com o Lucas, com o aval do médico dele. A orientação da OMS continua sendo 6 meses, mas leva em conta uma média mundial e países subdesenvolvidos. Em países desenvolvidos tem crescido o entendimento de que quanto mais cedo introduzir menos o risco de desenvolver alergias. E não teria como ser menos de 4 meses pois a idade mínima da mínima são 16 semanas.
    Claro que essa IA é lenta, aqui a orientação é começar com 1 alimento por vez (normalmente cenoura, batata doce ou abóbora) 1x ao dia em pouca quantidade por 3 dias seguidos e depois ir introduzindo outro, mas sempre assim (1x por dia e 1 alimento a cada 3 dias). E muitos alimentos só são liberados após 6 meses. Fora que pelo menos aqui os sólidos são complementares, vc não reduz nenhuma mamada de leite pra dar comida. Então é sempre o leite e depois comida, se o bb tiver cheio e não comer não importa pois o foco é o leite.
    Ah, e aqui eles dão uma lista de sinais pra identificar se o bb está pronto pra IA, como sentar com o pescoço duro, pedir comida, e alguns outros. Era esse o caso do Lucas, o leite já não estava mais suficiente, e até por isso k médico dele q normalmente é conta introduzir antes de 6 meses concordou q eu introduzisse antes.
    Enfim, claro que cada pai/mãe faz como quiser, Só queria expor que os quidelines de saúde têm mudado e em muitos países a IA já é um consenso aos 4 meses. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, entendo que as coisas estejam mudando e vc seguiu orientação medica. Porem não sei se todas as maes fazem isso conscientemente, apos analisar sinais e a saúde do bebe. Mesmo assim acho muito cedo...rsrsrs.... mas como disse, cada uma faz o que acha melhor. Eu parei de amamentar com 5 meses. Talvez se tivesse sido mais paciente, meu leite não sumiria a cada período menstrual. Isso me incomodou e parei por causa da choradeira. Uma decisão minha que provavelmente chocaria muuuuuitas maes. Beijinhos!

      Excluir
    2. Claro, concordo com vc que muitos pais precipitam as coisas mesmo. E não sei se é regra geral, mas o pediatra do meu sobrinho no Brasil mandou começar IA com 3 meses e meio porque ele ia pra creche e ainda mandou cortar mamada de leite pra dar papinha. Achei um absurdo!
      Com o Lucas eu confesso que estava muito ansiosa pra começar a IA, mas acho que com o próximo filho vou fazer ainda mais devagar, deixar chegar mais perto dos 6 meses mesmo, até porque minha vida certamente era bem mais fácil quando a comida do Lucas era só peito. rs
      Não se culpe nem se compare com essa questão da amamentação, que como tudo na maternidade é tão contraditório… Eu parei com 8 meses, as vezes acho que podia ter sido mais paciente também, mas aí lembro de todo o suplicio que passei nesses 8 meses e me perdoo. No fundo fazemos o máximo que podemos pelos nossos bbs, e isso é o que importa. :)
      Beijo pra vc e pra lindeza da Elisa

      Excluir
  2. Já vi em grupos de mães, começarem a dar danone, caldinho de feijão e etc com dois meses... então, 4, nem me surpreende...

    ResponderExcluir