terça-feira, 23 de julho de 2019

Faxina na Alemanha - como é?

Oi,

O tema de hoje é faxineira, secretaria da limpeza, ajudante, etc. 
O nome não importa tanto. O que importa é como a profissão é vista.
Muitas pessoas me perguntam como as pessoas fazem na Alemanha em relação a limpeza diária.
Bom, primeiramente, nao é comum ter " empregada domestica", ou seja, alguém que venha limpar a casa todos os dias. Alem de caríssimo, não faz parte da cultura europeia.
Contratar alguem para limpar de vez em quando é normal, mas isso é visto como " prestação de serviços". Isso significa que esse serviço ( de limpeza) tem o mesmo valor do prestado pelo cabeleireiro, encanador, garçom, pedreiro, etc.

Vou explicar...
Aqui voce contrata alguem para prestar determinado serviço e paga por ESSE serviço.
Voce contrata alguem por hora e nessas determinadas horas tera um serviço prestado. Geralmente se refere a aspirar, passar pano, limpar os banheiros.
Entao, querida/querido brasileiro, a pessoa não vai fazer alem disso. E se fizer, sera com sorte, sobre acordo.
Ninguém faz a limpeza igual brasileiro. Eles limpam sua casa, mas não vao arrumar sua bagunça.
Ou voce paga a limpeza ou a arrumação.
Logicamente, a pessoa dara um "tapa" para poder limpar, mas não espere muito alem, se não houver um acordo. 
Outra  coisa: a pia fica como voce deixa. Pratos, copos, etc não serão lavados pois o seguro da faxineira não cobre danos.
Sim, se ela quebrar sua mesa, estragar seu sofa, ou algo parecido, ela tem um seguro que cobrira o estrago.
Salvo as pessoas que trabalham " ilegalmente". Dai não ha seguro e pode ser que ela lave sim alguma coisa. 

E segue assim...

Ninguém limpara seus armarios por dentro, sua geladeira, recolhera as roupas do varal, cuidara das crianças, recolhera o cocO do cachorro. Essa exploração a gente só ve no Brasil...

Sabe como isso se chama? Coerência !
Vc pagou pelo esforço, serviço de alguem e nada alem.
Afinal, ninguém vai medico se tratar e leva a família junto para o medico dar uma "olhadinha". 

Quando eu morava no Brasil, anos atras achava normal pagar uma faxina e deixar a pessoa trabalhar o dia todo. Não que eu tivesse faxineira. Era estudante e mal tinha dinheiro para pagar o ônibus. Mas cresci vendo minha mae limpar uma casa de 3 andares o dia todo, passar roupa, lavar, fazer o almoço e sair do trabalho de noite. Achava que isso era padrão....
Dai eu saí da bolha. Vi como eh fora do Brasil.
 Fui para os EUA e aprendi que la tb...paga-se por horas e para limpar o basico.
Voltei ao Brasil e segui a mesma linha dos EUA. 
Eu tinha uma moca que me ajudava uma vez por semana e eu arrumava todo o apartamento antes dela chegar. Falava pra ela limpar o que conseguia e não sair da minha casa tarde.
Um dia perguntei se ela limparia minha geladeira. Ela prontamente disse que faria. Deixei um pagamento a parte. Ela se surpreendeu. Expliquei que não era um serviço incluso ( ao meu ver). 
Ela falava que eu era muito " boa". 
Nao era, e nao sou.  Só achava justo. Sempre dei valor ao trabalho dela. Ao serviço prestado, que eu não dava conta de fazer trabalhando o dia todo.

Entao eu digo:
seja coerente com o horário de trabalho, com o que voce exige da pessoa que te ajuda. Se voce não da conta de limpar sua casa toda ate as 16 ou 17h , não cobre isso de alguem que va trabalhar na sua casa.Alias, avalie o que voce faria pelos 100 reais ( ou pouco mais) que voce paga.
Limpeza é limpeza. Nao é passar roupa, cuidar de cachorros e gatos.

Ah, mas todo mundo faz assim....aqui é assim. Todo mundo quer tudo feito.

NAO SEJA " todo mundo"!
O Brasil esta como esta porque todo mundo se sujeita a tudo para poder ganhar " o pao de cada dia".
Lembre-se: voce explora e sera explorado.

Voce valoriza....sera valorizado. 


Beijos e ate a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário