terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Coisas que gosto por aqui!

 Faz tempo que quero fazer um post com algumas coisas interessantes sobre a vida aqui na Alemanha.
Nao estou, no entanto, falando que aqui é um paraíso ou sendo o típico brasileiro que sai do país e só fala mal do Brasil, mas não tem como negar que muitas coisas aqui caminham melhor.
Eu morei 2 anos nos EUA e nem la vi tantas coisas que me fizessem pensar:
" Caramba! Tao simples e no Brasil não é assim".

1. SEGURANCA
Quando cheguei aqui morria de medo de andar na rua a noite. O inverno é bem escuro e é comum voltar pra casa, apos um jantar, por exemplo, no maior estilo " filme do Dracula".
Um amiga que mora em Berlim, tremia se tivesse que sair com o ipad na mao. O marido falando que não tinha problema e ela escondendo...kkk
Acontece que aqui é possível andar com o ipad, iphone, jóias e afins que ninguém vai te olhar cobiçando e nem voce vai ter que ficar com medo de ser roubado.
Claro, que pode acontecer, mas nunca ouvi ninguém que conheço aqui falar que teve um eletrônico roubado.
Pensando em roubo, o risco grande aqui é de voce deixar sua bike com corrente em algum lugar, cortarem e levarem ela. Isso sim acontece muito.

Agora, me sinto super segura. Seja de carro, bicicleta ou a pé e adoro ver casais, grupos de amigos, familias voltando pra casa a noite sem nem cogitar uma tragédia.

2. ORGANIZACAO
Tudo aqui é sempre bem pensando. Desde o transito, ate as portas dos supermercados.
Sempre te avisam o que é necessário fazer para conseguir, por exemplo, um documento.
O que eu ODEIO no Brasil é a falta de informacao. Uma pessoa te fala para levar tal fomulario, voce leva e vem alguém e diz que falta "tal coisa" ou que voce precisa de mais um milhao de coisas. No fim, uma terceira pessoa fala que somente se .... e por ai vai a enrolacao.

Por aqui a burocracia é grande. Alemao adora um carimbo....kkk, mas voce sempre recebe a informação certa e me parece que as pessoas são realmente qualificadas a fazerem o que fazem.
"Jeitinho" nao existe, entao voce tb tem que dançar conforme a musica e se organizar.
( eu estou tentando ate hoje...kkkk)

No transito, se um carro quebra, se tem um objeto nas rodovias, ou alguém andando no acostamento os radialistas anunciam enquanto comentam sobre a situação do transito.
Imaginem isso no Brasil...nao haveria lugar para as musicas...kkkk
A policia fecha uma via se tiver um misera gota de oleo na pista ou qualquer coisa considerada inapropriada e reorganiza o transito para evitar engarrafamentos.
Ha placas de transito para tudo e mais um pouco. Eu vi numa rua que corta o parque uma placa avisando que ali é travessia de sapinhos. Fofo, ne?!

3.  MEIO AMBIENTE
Falando em sapinhos, acho incrível como as pessoas se preocupam com o meio ambiente.
Existe a separacao do lixo ( papel, plasticos, aluminio e organico) que todo mundo tem que fazer e gera multa caso a pessoa coloque lixo inapropriado no container .
Existe também uma cultura de não cortar arvores, não desperdiçar agua e não poluir o ar.
Parques sao prioridade, as pessoas fecham o chuveiro para se ensaboar ( desculpe, mas eu não consigo...rsrs) e as pessoas enchem a cuba da pia para lavar a louca e não se preocupam muito em tirar cada gota de sabão.
Para voces terem ideia, minha sogra pediu para eu secar a louca para ela. Eu cheguei na cozinha, vi uma pilha cheia de espuma e perguntei: " Ta pronta?"...kkkk. Era tanta espuma que achei que ela ainda ia enxaguar...kkk. Isso tb nao consigo...continuo lavando do modo "ecologicamente errado" do Brasil....rs
Lavar o carro na rua é proibido. Voce tem  que ir a um  lava-rapido para que o oleo e sujeira seja recolhida e a agua tratada.
Os carros recebem um adesivo de acordo com a emissão de poluentes. Em algumas regiões, é até proibida a entrada de carros com determinado adesivo. 
Imaginem também isso no Brasil...kkkk....ninguem rodava.
As pessoas usam bicicleta para irem a todo lugar. Inclusive bares, baladas, para o trabalho. Bem legal ver as meninas super bem vestidas, saindo para a "night" de bike. As mamães tem normalmente cadeirinha para a criança menor ou uma carrocinha super aconchegante anexada atras da bicicleta.
Menos carros e mais bicicletas: o meio ambiente agradece!
Tudo isso, nao é para fazer gênero. Para eles, essas atitudes são totalmente normais. Ninguem faz porque TEM que fazer ou para parecer "cool". É cultural! 

4. ATENDIMENTO
As pessoas nao sao simpaticas. Alias, alemao nao é caloroso e todo mundo sabe, mas tem um lado bom nisso: são práticos e eficazes. 
Se voce for numa loja comprar um parafuso, o vendedor vai saber tudo sobre parafusos. Desde o material, valor, marcas, etc. TUDOOOO!
Um amigo, essa semana estava procurando caixas de som. A loja, alem de ter uma salinha com telao tipo cinema e isolamento acústico para teste dos produtos, tinha um vendedor que investigou ate mesmo que tipo de janela, piso, TV, formato de sala nosso amigo tinha. Tudo para oferecer o produto certo. Uma verdadeira consultoria.
Outro ponto positivo é que ninguém te convence a comprar nada. Não existe pressão. 
Ok,ok...a economia do país permite isso...a do Brasil infelizmente não.

5.FAMILIA
 Uma prioridade por aqui. O país esta "envelhecendo" ! Nascem menos crianças  porquee as mulheres estão focadas na carreira. Nessa, tivemos subsidio do plano de saúde e do governo no nosso tratamento de FIV. Eles querem mais crianças e eu estou muuuuito feliz em colaborar...rsrs. 
Aos domingos, nenhum comercio abre. É um dia para ficar com a família. Os parques lotam no verão e no inverno as pessoas saem para caminhadas ou para tomar um cafe ( com bolo) em alguma confeitaria que esteja aberta. As lojas do shopping também estão fechadas, entao não tem essa de andar olhando vitrine e esquecer a existência da criança . Os pais aqui brincam, participam, se preocupam muito em estar ao ar livre.
Outro detalhe é a participação do pai. Vc ve o tempo todo o pai carregando a crianca no suporte estilo canguru. Acho super fofo um alemaozao com o bebe, passeando sem aquele cliche de que é o papel da mulher ficar com o bebe.

6. RESPEITO E PONTUALIDADE
 Esse topico nao pode faltar. Chegar atrasado aqui: nem pensar! Voce perde compromissos por causa de um minuto e também o respeito das pessoas.
Se marcou de jantar na casa de um amigo, claro que 5 ou 10 minutos sao toleráveis, mas melhor ser  pontual. Chegar antes também é super de mal tom.
Uma maravilha é que ninguém te visita sem marcar dia e horário. Alias, tudo aqui ( o que remete ao tópico sobre organização) acontece mediante "hora marcada".
Minha amiga de Berlim sempre comenta que ate a sogra marca dia para ir visita-la. Ela adora e eu também acho ótimo. A pessoa se organiza, tem tempo de fazer algo especial, não é interrompida quando esta ocupada e se dedica inteiramente a visita.

Ufa! Eu teria uns 10 topicos pra escrever, mas ficaria ainda mais longo.
Fico devendo um post sobre as coisas que não gosto por aqui. Espero que tenham gostado de saber um pouco da cultura alemã. 
Beijinhos!




3 comentários:

  1. Amigaaaa, adorei esse post! Sou louca pra conhecer a Alemanha e vc descrevendo tudo, pude imaginar...viajar..rs
    Só de sair daqui, da minha cidade mineira, vejo o quanto é diferente alguns costumes aqui mesmo no Brasil, imagino fora do país!
    Bjosss
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Rose...esta convidada a me visitar. Quando quiser, é só avisar. Tem muuuuita coisa linda pra ver aqui. Bj !

    ResponderExcluir