quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Minha FIV-ICSI

ola meninas,

faz tempo que estou devendo um post sobre meu processo de FIV. Alias, sobre meu processo de ICSI.

Nunca foquei o tema aqui no blog porque não tenho muito experiência. Sei apenas o que li nos outros blogs e o pouco que os médicos por aqui explicam ( que não é quase nada).

As técnicas usadas no nosso caso foram:


- ICSI

A maioria dos casais com problema de infertilidade ja deve saber a diferença entre FIV e ICSI,  mas segue aqui uma explicação básica:

Na FIV convencional 

os óvulos são aspirados por uma agulha e colocados em uma substância cheia de nutrientes, para mantê-los vivos. Aí, então, óvulos e espermatozóides são colocados no mesmo recipiente, para que haja a fecundação. Essa fecundação acontece espontaneamente, ou seja, o espermatozoide tem desempenho suficiente para chegar ao ovulo.

Ja na ICSI (Iinjeção intra-citoplasmática de espermatozóide)

um único espermatozóide é injetado em cada óvulo coletado. A técnica é bastante utilizada em casos de infertilidade masculina, quando a produção de espermatozóides é pequena, rara ou praticamente nula.

No nosso caso, os peixinhos do marido eram bem poucos e não nadavam em linha reta. Ficavam rodopiando. Eles, ainda que colocados no mesmo meio de cultura que os óvulos, não chegariam no mesmo, não iriam fecunda-los. Dai a necessidade de injetar o espermatozoide dentro do ovulo.


- selecao dos espermatozoides

nao consegui decifrar na papelada em alemão qual foi a técnica exatamente, mas se não estou enganada, foi a de " centrifuga", onde os espermatozoides são selecionados por uma espécie de peneira.
Pelo que sei, no caso de FIV ou ICSI, quase sempre ha uma pre-selecao, entao não se preocupem: se passarem por uma FIV, os campeoes também serão bem escolhidos.

-selecao dos ovulos

tambem nao sei exatamente como, mas esses também foram analisados. Tivemos 26 óvulos ( com hiperestimulo e muita dor)  coletados e desses, 17 se tornaram embriões.

- Hatching assistido ( Assisted Hatching)

essa sim eu nao esqueci, porque ja tinha lido sobre e porque acredito ter ajudado bastante.
Consiste em romper a zona pelucia ( casquinha) do embrião imediatamente antes da transferencia para que ele se implante mais facilmente ao útero. 
O que li, é que para embriões congelados ou de mulheres com mais de 35 anos, essa zona pelucia pode ficar mais espessa, dai o embrião é transferido, não se rompe e consequentemente não se implanta. 
La se vai um embrião bom, que so precisava de uma "ajudinha" do laboratório.

Claro, ha estudos que dizem que a técnica de Hatching não aumenta as chances de gravidez. Eu particularmente prefiro jogar com todas as cartas e acho sim que fez a diferença.


Como disse, sei que tem blogs muito mais completos sobre técnicas,medicamentos, tratamentos e etc.

Eu so posso colaborar mesmo com o que sei ( ou não sei muito bem...rsrs). 

As coisas aqui na Alemanha são diferentes do Brasil. As consultas são curtas. Tinhamos 3 médicos tratando do nosso caso. Atendia quem estivesse na clinica no momento e na maioria das vezes tínhamos que explicar para ele em que parte do processo estavamos ( é pra acabar, neh...aff). A atenção especial que as fivetes tem no Brasil é utopia por aqui, porem o que me animava era saber que aqui eles são super técnicos ( não menos ou mais que os laboratórios ai) e os laboratórios são muito bons. Deve haver um motivo para medicos brasileiros sempre participarem de conferencias pela europa, certo?!


Outro ponto forte, é que o governo alemão quer aumentar a população, que esta envelhecendo. Acho que ja comentei em outro post, ne?

O governo custeou 25% do tratamento e o convenio 50%. Obviamente pagamos tudo num primeiro momento e estamos a espera do reembolso, mas contando com os remédios, o tratamento saiu em torno de 5mil reais ao invés de 12mil. Ta ótimo!!!

Assim, confiei na clinica, nos medicos e no laboratorio e nao me arrependi. Estou completando 5 meses de gravidez, ou seja, sucesso. 

O que recomendo é: leiam, se informem, perguntem. Mudem o protocolo, o medico, a clinica se for necessario. Nao joguem sempre com as mesmas cartas, caso contrario, o resultado sera o mesmo.

Desejo toda a sorte do mundo para quem ler esse post e estiver passando por um tratamento de fertilização. Tenham fé e esperança e não se deixem abater. A vitoria virá !!! 


Beijao!





4 comentários:

  1. Histórias de sucesso como a sua me animam a continuar insistindo... Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Hum, é isso mesmo, apostar todas as fichas, mudar o protocolo e confiar em Deus,sempre!!!
    beijocas!
    Rose

    ResponderExcluir
  3. Amém!!!!!
    Estou no processo de decisão do processo, mais se Deus quiser a minha também será um sucesso.
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir