quinta-feira, 19 de junho de 2014

Escolha do parto

Vamos falar de parto...

Esse tema deveria estar na lista de temas tabus, alem de religião e futebol...rs. As opiniões divergem muito, mas vamos la...
Todo mundo que conheço no Brasil teve parto cesárea. Amigas, primas, minha irma, etc. Sempre achei que era mais cômodo, menos doloroso, comum. 
Quando a ideia de ter filhos ficou mais real na minha cabeça, comecei a repensar esse conceito. Por que forcar algo que pode acontecer naturalmente. Dor? Dever ser fortíssima, mas se outras mulheres aguentam, eu também poderia.

Antes mesmo de engravidar, comecei a ler mais sobre o parto normal.
Tudo ficou bem menos assustador e os depoimentos sobre o parto normal realmente me cativaram.
Eis que aqui na Alemanha e pelo que sei, na maioria da Europa, cesárea só eh feita quando extremamente necessária.
Claro, eu ja sabia que o Brasil é campeao em cesareas, mas nao imaginei que essa reputação fosse tao condenada no mundo la fora. Alias, não sabia que havia um outro lado da moeda: países que pensam exatamente o oposto.

Acontece que o parto normal é muito mais benéfico para mae e o bebe do que a cesarea e nao falo isso somente por "achismo". Os estudos científicos comprovam. Logo, realizar tantas cesáreas sem necessidade aumenta muito o risco de futuras complicações.
Eu, que nunca fui submetida a nenhuma cirurgia, não me animei nenhum pouco com a ideia de passar por uma cirurgia desnecessária e perigosa. Pior ainda: passar dias dependendo dos outros e curtindo com limitações os primeiros dias de vida da minha filha.

Nao, nao acho que é mais mae que teve parto normal. Alias, nem acho que gerar o bebe por 9 meses faz de alguém mais mae do que qualquer outra. Defendo somente o que acho mais viável para meu corpo e mente.
Sei também que ha extremismo. Grupos que condenam totalmente parto cesárea.
Acho que um balanço é a "chave do negocio".
Li em algum lugar alguém falando " cada um sabe o seu limite" e concordo plenamente. Porem, não acho certo condenar um ou outro meio sem se informar primeiro.

E assim chego a realidade que me rodeia. Aqui na Alemanha fala-se somente em parto normal. Ha curso preparatório, doulas disponíveis, o convênio envia ate bola de yoga para sua casa se voce quiser começar com exercícios pre parto. O hospital da palestras mensais sobre o parto para os futuros pais, etc. Os medicos nem perguntam " vc vai querer ter normal?" porque seria quase que absurdo.
 Acho tudo isso super interessante, mas o que sera que acontece se a mulher realmente NAO quer um parto normal? Forcar alguém vencer o medo pode tambem ser bem traumático. Acho que o parto normal envolve muito o controle da mente e se a mulher não tem esse controle, tudo se perde no caminho. Complicado, ne?
Uma amiga alemã que esta com tempo de gestação ao meu me falou estar surpresa com minha decisão de parto normal, pois morou no Brasil e sabe como as coisas são por la. O engracado é que ela parece estar com mais medo do que eu, mas não cogitou em nenhum momento ter cesárea.
Dai entramos na questão cultural, econômica, social. A cultura aqui é outra.

Nao tem como negar que parto cesárea beneficia muito financeiramente o medico, traz comodidade para a equipe medica, que não precisa ficar a disposição da gestante e facilita a organização da família, que pode se programar para o grande dia. Tudo isso é secundário por aqui: a prioridade é a saúde da mae e da criança. E eis que a gestante passa de coadjuvante à protagonista! 
Alias, li num dos comentarios do link abaixo, a autora reforcando que medico nenhum faz um parto normal. Quem faz é a mulher/mae  e o medico so funciona como assistente. Verdade, ne? Nunca tinha pensando nisso...rsrs

Como eu disse, nao condeno quem escolhe ter um parto cesárea, mas vale ler e se informar primeiro antes de partir para um metodo tao invasivo.
Posso sim ter que passar por isso, mas reforço que so deixarei acontecer se for realmente a ultima opcao. ( para o desespero da minha mae, que acha um absurdo eu querer passar por um PN)

ps.achei um artigo/blog super interessante sobre o tema. A autora aborda bem essa discussão e adorei o modo como ela se coloca. Os comentários também valem a pena: super polêmicos.
Fica a dica: 
http://amaequequeroser.wordpress.com/2012/03/29/quer-dizer-que-voce-quer-parto-normal/

Eh isso...respeitando todas as opiniões, queria expressar a minha escolha. Fiquem livres para comentar..




3 comentários:

  1. Também acho que o assunto PARTO deveria se tornar tabu, acho que não podemos discutir e querer forçar uma mulher a fazer tal parto porque EU acho que é melhor ou por isso ou por aquilo.
    Desejo que seu parto seja natural e lindo, do jeito que você sonha.
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    **será que Elisa na nasceu?!?! aiiiii fiquei curiosa agora kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Tenho o mesmo posicionamento. Infelizmente como moro no Brasil e não disponho de recursos financeiros para bancar uma equipe humanizada para ter o parto que desejo não sei se terei meu direito de ter um parto humanizado atendido caso seja possível... Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho muito natural e saudável a sua escolha. O PN é ideal tanto p a bebê, como p a mãe.
    Interessante como as coisas no Brasil, é levado mais p o lado financeiro. No meu caso, tenho medo de dor e sempre quis cesariana pq não passaria por isso. Nunca me incentivaram a ter o normal, só ouvia que só mulheres muito machas, concordariam c o PN.
    Que Deus te abençoe num lindo parto normal!
    bjosss
    Rose

    ResponderExcluir