segunda-feira, 21 de julho de 2014

Coisas que descobri...

Oi meninas,

Tanto acontecendo e falta tempo para passar por aqui. Sorry!
Nos últimos dias minha vida virou " amamentar, trocar fralda, amamentar, trocar fralda..." Nao necessariamente nessa mesma ordem. Rsrs
Antes da Elisa nascer eu me perguntava porque as novas mamães as vezes abandonavam os blogs. Pensava: " poxa, não sobra tempo para postar nem quando o bebe dorme?!"  Agora sei: NÃO sobra, gente! Sério! 
Quando a Elisa dorme, fico escolhendo entre comer, organizar um pouco a casa, por roupa para lavar, organizar o quarto dela, usar o banheiro, tomar banho e lavar o cabelo, tirar leite com a bombinha ou o mais legal de tudo, dormir. Hoje consegui completar somente algumas dessas tarefas.
Não estou reclamando, mas confesso que a vida vira de ponta cabeça e estou tentando me organizar. E nessa fase posso dizer que aprendi e descobri muitas coisas.  Resolvi listar aqui. Talvez ajude as  tentantes/ fivetes de plantão quando chegar o maravilhoso  momento de ter o bebe nos bracos.

1.  Parto
-  parto na banheira parece ser super  legal, mas agora vejo que é questão de gosto mesmo. A doula  me fez entrar na banheira na noite anterior ao parto para relaxar enquanto  tinha contrações. Achei a água  morna pouco relaxante. Se não for  bem quente, não gosto. Além disso  não é possível receber anestesia  se for parto na banheira. Complica, né? Kkk
-  a injeção da anestesia nas costas dói menos do que tirar sangue no braço. Palavra de quem recebeu varias agulhadas na coluna!
- parece coisa de filme, mas respirar corretamente  ajuda lidar com as contrações.  Respirar profundamente  pela barriga. Como assim pela barriga? Louco né ?!  É só imaginar que os pulmões estão na barriga, encher de ar, segurar uns segundos e soltar bem devagar. Eu, por exemplo, me imaginei um balão. As contrações vinham, eu olhava para barriga, via ela encher  e imaginava" sou um balão"., me concentrando no movimento do ar entrando.  Aprendi no curso e  funcionou mesmo.
Parece que doi menos.
- dor de contração é suportável. Dói bastante, mas da pra agüentar sim. Recebi a anestesia quando estava com 4 " dedos" de dilatação e não estava gritando de dor  nem nada. Teria agüentado mais um pouco sim. Claro, sentir dor é relativo, mas achei que seria pior.
- não dói quando o bebe está passando pela vagina. Sempre achei que essa parte que doia, mas com anestesia não. O que doi é a contração. No final minha anestesia estava passando e as contrações vieram fortes. Só assim pude saber quando empurrar. 

2.PÓS PARTO
-a vagina pode ficar inchada. Eu senti bastante dor para sentar. Muita mesmo. Durou umas duas semanas e posso dizer que foi a pior parte da recuperacao. Isso aconteceu comigo, mas li relatos de quem fica super bem depois, sem dor nem nada.
- eu já sabia, mas não imaginei que era tanto: há sangramento forte por cerca de 3 semanas após o parto. O útero vai limpando e essa parte é bem importante. Acontece principalmente enquanto o bebe está sugando o seio. Da uma cólica chata é necessário absorventes hospitalares enormes. Pra vcs terem ideia, logo após o parto a enfermeira colocou 3 em mim. Tipo fralda mesmo. Fiquei usando assim por  mais de uma semana. Começa com sangue vivo, após alguns dias marrom e depois aguado e bem fraco.  Não há absorvente comum nenhum que de conta de tanto sangue no início. 

3.AMAMENTACAO
-amamentar é uma ciência. Tem varias técnicas para acontecer certinho .
- doi somente se o bebe não estiver abocanhando o seio da maneira correta.
- quase toda auréola  do seio tem que ficar dentro da boca do bebe. Uma boa técnica eh esperar ele abrir bem a boca e aproveitar o momento para literalmente empurrar todo o mamilo na boca do bebe.
- quando o leite desce e o peito fica muito cheio e empedrado, a solução é remover o máximo de leite possível, seja oferecendo o peito para o bebe ou com a bombinha. Parar de amamentar por causa da dor, só piora mais a situação. Eu recomendo já  planejar a compra de uma bombinha. Dói menos do que o bebe sugando o peito dolorido.
- quando o problema for resolvido, não usar a bombinha entre as mamadas. Quanto mais se usa a bombinha, mais o corpo produz leite. Tirar leite sempre depois que o bebe mamou.
- para quem tem pouco leite, seria o oposto. Quanto mais o bebe suga ou se tira com a bombinha, mais a produção aumenta( há casos que nem assim há mais leite, mas vale tentar o máximo possível).
- levar pelo menos 2 sutiãs de amamentação para o hospital. 

4.. BEBE
-por aqui não se da banho em recém nascido todo dia. Um ou dois banhos por semana e nos outros dias somente paninho úmido nas dobrinhas. Achei absurdo, mas tenho que dar o braço a torcer. Minha bebe estava sempre limpinha mesmo assim e não precisei fazer absolutamente nada no umbigo dela. Caiu sozinho em  5 dias. Desde o nascimento , ficou sem curativo nem nada  e com um clip de plástico.  
- menos é mais! Aqui também não recomendam uso de lenços umedecidos, hidratantes, shampoos,  pomada de assaduras, etc. O quanto menos produtos melhor. Fiquei e ainda estou morrendo de vontade de usar a linha mamãe bebe, mas estou resistindo. A Elisa não teve nenhuma assadura, nem problema de pele. Com o tempo vou incluir esses produtos no momento " beleza" dela... Rsrs. Talvez esse modo " natureba" não seja tão ruim assim. 

5. AJUDA
- descobri que ter um bebe sem ajuda é tarefa pra "ninja". Tiro o chapéu pra quem é mãe solteira . Se pra mim já foi difícil, imagine pra quem não tem um companheiro ao lado. 
-ter uma doula ajudando foi essencial. São 8 semanas com alguém para tirar minhas dúvidas. Adorei o luxo!  Por mim ela continuava vindo em casa até a Elisa completar 18 anos... Kkkkk

Lembrando , tudo que descobri pode ou não acontecer. Nessa vida de gravidez/bebe nada é absoluto. Porém, apesar de tudo que li antes, durante e depois da gravidez, ainda aprendi mais. Aliás, acho que o aprendizado será pra sempre.

6. AMOR
Estou aprendendo a amar minha pequena cada dia mais. 

Beijao e boa semana ( melhor ainda porque Deus vai abençoar com lindos positivos para nossas amigas Rose e Lyanna :-)






6 comentários:

  1. Adorei o post. Várias dicas e a principal é que tudo aprendemos de verdade na pratica neh?!!
    Bjuss torcida gigante pela Rose.
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou Mima. Logo sera vc com positivo nas maos. bjao

      Excluir
  2. Amei o post!! Vou anotar todas as dicas ainda mais agora que finalmente consegui o meu POSITIVO! Agradeço de coração a torcida e todo o apoio! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyanna, que vc tenha um parto maravilhoso e tb tenha muitas dicas para compartilhar. bjao

      Excluir
  3. Quantas dicas importantes.Super útil..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, que bom que achou útil. Aprendi muito tb lendo os blogs. Bjos

      Excluir